Comprando em Lethem, Guiana Inglesa.

Lethem é uma cidade da Guiana Inglesa que faz fronteira com o Brasil pelo estado de Roraima. Com fácil acesso a partir de Boa Vista, pela BR- 401, a cidade atrai muitos brasileiros para compras, pelos ótimos preços das mercadorias. Saiba nesse post como é fazer compras em Lethem na Guiana.

Pra mim, só de ter a oportunidade de cruzar a fronteira e estar em outro país já era o suficiente para me levar até lá. Afinal, só de poder visitar um país diferente já vale a viagem para conhecer um pouco da cultura local, curiosidades e costumes.

Lethem - GuianaLethem – Guiana
Uma das coisas que eu acho mais legal de Boa Vista é essa proximidade com dois países, a Guiana e a Venezuela. Eu já estive na Venezuela quando fui ao Monte Roraima, em Santa Elena de Uairém em abril desse ano e agora tive a oportunidade de conhecer também a Guiana.
Compras em Lethem
A Guiana é o único país da America do Sul que fala inglês. É um inglês diferente meio engraçado. Lá se dirige pela mão inglesa (a cadeira do motorista é do lado direito do carro e dirigi-se pelo lado esquerdo da pista, ao contrário do Brasil). Por lá você encontra várias coisinhas diferentes para comprar que não tem aqui no Brasil ou que é muito mais caro, como por exemplo o Pancake Syrup, uma calda doce que se usa nas panquecas.
Pancake Syrup
E eu gostei bastante da experiência, é tão raro a gente conseguir fazer isso aqui no Brasil, diferentemente da Europa onde você cruza vários países de ônibus e trem. Então, se você estiver em Boa Vista aproveite para conhecer Lethem, na Guiana e também Santa Elena de Uairém, na Venezuela.

Como é Lethem

Lethem é bem pequena, possui apenas 5 mil habitantes. As ruas são de terra e as lojas ficam ao longo da rua. Dá pra fazer tudo à pé, apesar do forte calor que faz por lá.
compras em lethem na Guiana
A principal atração de Lethem é fazer compras nas várias lojas espalhadas pela rua principal. Os preços são muito atrativos realmente e você encontra de tudo um pouco.
Os principais produtos que você vai encontrar em Lethem são itens para casa, decoração, roupas, calçados, bolsas, malas, brinquedos, alguns eletrônicos, maquiagem, materiais de camping, como barracas, mochilas.
Compras em Lethem
Lá não tem transporte público, apenas alguns táxis que circulam pela cidade.

Como chegar em Lethem

É bem fácil chegar em Lethem a partir de Boa Vista. O acesso é pela BR-401 até a cidade de Bonfim, que é a última cidade brasileira antes da fronteira com a Guiana. A estrada é muito boa e o tempo de viagem é cerca de 1:15h. As duas cidades são separadas pelo rio Tacutu por uma ponte.
Da rodoviária partem ônibus para Bonfim da empresa Amatur. A ida é em dois horários. às 7h e às 9h. O retorno é às 14h e às 16h. O valor da passagem ida e volta promocio O ônibus para na rodoviária de Bonfim e depois segue até a fronteira. Logo ao desembarcar do ônibus já tem alguns táxis oferecendo o transporte até Lethem ao preço de 10 reais por pessoa.
Depois de passar da fronteira você entra num viaduto que faz a conversão para a mão inglesa, ou seja, a gente passa a dirigir do lado esquerdo, já que na Guiana eles dirigem do lado oposto ao nosso. É muito legal ver isso aqui na América do Sul.
Quem mora em Boa Vista costuma ir no próprio carro, o que facilita para fazer as compras, vai  guardando as coisas no carro. Como eu estava de ônibus, tinha que carregar todas as minhas compras e no final já estava cheia de sacolas.
E as distâncias entre as lojas também não são pequenas. No sol e cheia de sacolas fica mais difícil se deslocar. No final eu queria voltar numa loja que ficava no começo e desisti porque já estava cansada.
Compras em Lethem

Documentação necessária para entrar na Guiana

A documentação para entrar na Guiana é passaporte válido e certificado internacional de vacinação contra febre amarela. No entanto, em Lethem a fiscalização é bem tranquila e o pessoal entra só com a identidade mesmo. No meu caso nem isso eles cobraram. Nosso táxi passou direto e não precisou mostrar nada.
Na volta eles apenas pedem para olhar o bagageiro para ver as compras. Por isso é bom observar a quantidade máxima de itens permitida.
Queria ter carimbado meu passaporte, mas não consegui. Li que é possível carimbar o passaporte se você tiver carimbado sua saída do Brasil no posto da Polícia Federal em Bonfim.

Curiosidades

A Guiana está entre os vinte países mais pobres do mundo, com um terço da população na pobreza.
De Lethem é possível pegar um voo ou um ônibus / van para a capital Georgetown. Quem quiser saber mais sobre esse trajeto pode ler no blog Travelerbr
Eu peguei o ônibus na rodoviária de Boa Vista às 7h da manhã. Chegamos em Lethem umas 9h. Nós paramos na primeira loja e fomos andando até a última.
Quando já era perto de 11h vimos um restaurante brasileiro chamado Delícias do Brasil e resolvemos entrar. Ainda nem estava aberto, ia começar a servir 11h. Resolvemos esperar e foi a melhor coisa, porque depois o restaurante lotou. Os brasileiros vem todos almoçar aqui, então cheguem cedo. É um buffet à kilo e eu achei gostosinha a comida.

Compras em Lethem

Lethem é muito boa para comprar coisas para casa, itens de camping, bolsas, mochilas, etc.
Eu comprei várias coisinhas legais.
Você vai encontrar muitas bolsas e mochilas da Kipling de ótima qualidade. Elas são perfeitas e os modelos novos com macaquinho de metal são melhores ainda. Tem muita variedade de modelos, cores e estampas, bolsinhas de todos os tamanhos, porta moedas, necessaire, estojos.
Também tem mochila de rodinha e mala da Kipling. A melhor loja para comprar os modelos novos da Kipling é a primeira, Hua Long.
As malas parecem boas, uma mala rígida pequena estava custando 120 reais e a grande 160 reais.
Tem muita coisa para decoração de casa, aquelas folhas e flores, quadrinhos, enfeites.
O que eu mais gostei de ter comprado lá foi uma barraca transparente de tela mosquiteiro que eu só tinha visto em fotos e estava louca querendo uma. Custou só 25 reais.

Compras em Lethem

Lá tem muita roupa também, tem roupas de marca, Adidas. Essa loja foi uma das que tinham roupas melhores e uma boa variedade de Kipling também.

Na parte de brinquedos não achei tanta variedade não e não gostei muito da qualidade.
Algumas lojas as roupas eram bem feias, mas em outras até que encontrava roupas melhores. Na Amazon tinha blusas da Hollister perfeitas.
Vale a pena conferir também as prateleiras dos mercados, onde você pode encontrar produtos diferentes como o Pancake Syrup.
Lethem - Guiana
Tinha muita maquiagem, perfumes.
Na parte de eletrônicos, o pessoal tava comprando muito aquelas caixinhas de sol JBL e de outras marcas também. Tinha caixinha de 25 reais.
Tinha até uma agência de turismo anunciando uns passeios, fiquei interessada se tivesse mais tempo queria conhecer.
Achei essa construção bem bonitinha.
Lethem - Guiana
Essa loja China Star Shop é bem grande e encontrei algumas coisinhas legais, como um kimono branco de renda por 10 reais, que até usei na Gran Sabana.
Tinha bastante roupa e dava pra garimpar alguma coisinha interessante.
Nessa loja tinha uma sessão nos fundos só de brinquedos, o mais procurado era uma imitação do Lego.
Achamos o famoso skate overboard por 700 reais.
skate-overboard-Lethem - Guiana

Compras em Lethem

Essa Bliss é a loja mais arrumadinha de Lethem. Tem muita coisa para decoração de casa e coisinhas de bebê.
loja-bliss-lethem-guiana
A loja é refrigerada e tem até um espaço para as crianças brincarem. Fizemos uma pausa para descansar e a Maria brincar um pouco.
Muita gente fala que não tem nada pra fazer em Lethem, que só tinha coisa falsificada, mas mesmo assim eu queria conhecer. E digo que não é bem assim não, tem muita coisa interessante e vale a pena ir fazer compras em Lethem e também conhecer a cidade